Teorias da Publicidade
Objectivos de aprendizagem
A publicidade é uma variável importante na definição da estratégia global de qualquer empresa, sendo por isso um fator condicionante da competitividade e do sucesso empresarial.
A Uc. de Teorias da Publicidade engloba de modo objetivo e sustentado uma visão generalista sobre o mundo da publicidade.
Tem como objetivo evidenciar os fundamentos ideológicos e técnicos do sistema publicitário, e que dessa forma os alunos o compreendam. Os alunos deverão estar aptos a comentar qualquer artefacto publicitário, bem como produzi-los de acordo com os objetivos da comunicação.Conteúdos programáticos
Media e Publicidade;
1.1 – Breve Análise Histórica;
2 – A Publicidade Enquanto Conceito: Diferentes Aproximações;
3 – Teorias da Perceção e da Atenção;
4 – Teorias da Persuasão;
5 - Descrição do Sistema Publicitário;
5.1 - O Anunciante;
5.2 - A Agência;
5.3 - Campanhas Publicitárias: Diferentes Etapas;
5.4 - Mensagens, Meios e Suportes;
6 - Tipos de Publicidade;
7 - Sistemas de Avaliação.
Bibliografia
Principal |
Dossier com materiais de estudo no moodle. RODRIGUES, J. V. (2004), Mercator XXI. Lisboa: Publicações Dom Quixote VILLAFANE, J. (1998), Imagem Positiva – gestão estratégica da imagem das empresas: Edições Sílabo, LDA.: Lisboa RODRIGUES, J. V. (2004), Mercator XXI. Lisboa: Publicações Dom Quixote BROCHAND, Bernard et all (1993). Publicitor. Lisboa, Dom Quixote (1999). CHAVES, N (1990) La imagem corporativa: Teoria y Metodologia de la identificación Institucional, Editorial Gustavo Gili, Barcelona BASSAT, Luis(2011). El Libro Rojo de la Publicidad. Barcelona, Random House Mondadori. BRIERLEY, Sean (1995). The Advertising Handbook. Londres, Routledge. CAETANO, Joaquim; Rui Estrela (2004). Introdução à Publicidade. Porto, IPAM. LENCASTRE, Paulo de(2011). Como Anda a Publicidade… em Portugal. In Como Anda a Publicidade? Porque Pesquisar faz Bem. São Paulo. KITCHEN, F. (1999) Marketing Communications: Principles and Practice. Thompson Learning. MORGAN, G (2006) Imagens da organização, Editora Atlas, São Paulo. |