Excel Avançado para Apoio à Gestão

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Objetivos Gerais

Utilizar o Excel como ferramenta de trabalho, na simplificação e agilização de tarefas administrativas e financeiras rotineiras, na elaboração de reportes e relatórios técnicos que envolvam cálculos, fórmulas e análises complexas, que sirvam de suporte à tomada de melhores decisões nas áreas comercial, de marketing, de gestão operacional e financeira, entre outras.

Objetivos Específicos

Otimizar a eficiência do Excel, gerando e criando informações em tempo útil, com recurso a gráficos avançados e dashboards
• Ampliar conhecimentos relativos a conceitos, funções e programação do Excel. 
• Encontrar soluções ótimas para problemas recorrentes de gestão (planeamento de produção, orçamentos, definição de estruturas de financiamento, compras, etc.), construindo modelos de apoio à tomada de decisões 
• Criar folhas de cálculo, com base em modelos pré-definidos, que dão resposta a várias necessidades de projeção de serviços de dívida (empréstimos de diversos tipos, leasings, etc)
• Agilizar o tratamento de dados, através da criação de diferentes cenários e da interligação de fórmulas
• Efetuar análises de sensibilidade e de risco mais complexas, com recurso aos add-ins do Excel: Crystal Ball e TreePlan 
• Formatar e utilizar eficientemente as Tabelas Dinâmicas 
• Personalizar o Excel de modo a agilizar e automatizar tarefas e eliminar processos repetitivos, com recurso a Macros. 

Destinatários

Empresários, Gestores e Técnicos das áreas financeira, contabilidade, comercial, de marketing e de gestão operacional.

Estudantes de cursos de Gestão, Economia e Contabilidade

Todos os utilizadores de Excel que pretendem adquirir ou aperfeiçoar competências avançadas na utilização do Excel na gestão de organizações

Conteúdos Programáticos

1. ENQUADRAMENTO
1.1. Ambiente de trabalho
1.2. Os frisos do Excel
1.3. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
1.5. Outros comandos e opções
1.6. Introdução de dados
1.7 Funções

2. GESTÃO DE DADOS
2.1. importação, limpeza e validação
2.2. gestão e operações sobre tabelas
2.3. funções de procura, estatísticas e com critérios
2.4. filtros de dados com critérios automáticos e com critérios avançados.

3. FERRAMENTAS DE ANÁLISE E VISUALIZAÇÃO DE DADOS
3.1. formatação como tabela e funcionalidades associadas
3.2. formatação condicional com barras de dados, escalas de cores e ícones
3.3. gráficos, gráficos sparkline
3.4. tabelas/gráficos dinâmicos
3.5. dashboards

4. ANÁLISE DE HIPÓTESES E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
4.1. tabelas de dados/simulação
4.2. cenários
4.3. atingir objectivo (goal seek)
4.4. solver

5. AUTOMATIZAÇÃO DE TAREFAS
5.1. introdução às macros e ao Visual Basic for Applications (VBA)
5.2. gravação de macros, apresentação e execução
5.3. segurança das macros

6. LIGAÇÕES DO EXCEL COM OUTRAS APLICAÇÕES E A INTEGRAÇÃO COM A INTERNET
6.1. ligações (hyperlinks)
6.2. incorporação (embedding)

Datas/Horário da Formação

4 sessões de 4 horas – quintas e sextas das 18h às 22h

Duração total da Formação

16horas

Metodologia

Metodologia eminentemente ativa e prática, focada na transmissão de conhecimentos teóricos adaptados à realidade prática com a qual os formandos se deparam ou poderão deparar no seu dia-a-dia, por força das atividades que desenvolvem.

Privilegiam-se os métodos expositivo e demonstrativo utilizando-se também, os métodos interrogativo e ativo, no que se refere à realização dos exercícios ilustrativos dos temas propostos, com a sua projeção em ecrã, e que pretendem responder a desafios ou problemas reais de gestão.

Com o objetivo de permitir extrair o máximo proveito da formação e também servir como guia para referência e utilização futura, é distribuída a seguinte documentação relativa ao curso e aos diversos temas abordados:

manual teórico que permite uma familiarização rápida com as diversas funcionalidades do Excel 2013;

guião de fórmulas em português e em inglês;

folha de cálculo com os exercícios propostos;

folha de cálculo a entregar no final com uma explicação dos conteúdos abordados em cada um dos temas do programa e a resolução detalhada dos casos práticos apresentados.

São ainda oferecidos 10 modelos em Excel analisados na formação que abrangem diversas áreas da gestão de uma organização (análise financeira, previsão económico-financeira, cálculo financeiro, análise estratégica e análise de risco de projetos) e que poderão ser adaptados às situações concretas com que os formandos se deparem nas suas organizações.

Cada formando deve trazer o seu próprio computador portátil com o Excel devidamente instalado.

Formadores

Miguel Neves Matias

Documentação Necessária

Boletim de Candidatura [pdf]

Curriculum Vitae

Certificado de Habilitações

Documento de identificação pessoal

Fotocópia do Cartão de Contribuinte

1 Fotografia a cores

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Envio de correspondência:

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