Departamento de Investigação & Desenvolvimento (DI&D)

Sobre o DI&D

O Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga é uma estrutura organizativa interdisciplinar, que tem como missão a promoção, apoio, dinamização, coordenação e difusão da investigação científica nas áreas das Ciências Sociais, das Ciências do Comportamento, das Ciências Empresariais e das Tecnologias de Informação e Comunicação (nomeadamente em Serviço Social, Sociologia, Psicologia, Antropologia, Economia, História, Ciência Política, Direito, Comunicação, Informática, Gestão e Gestão de Recursos Humanos) e domínios afins do ISMT.

O Regulamento Geral do DI&D pode ser consultado aqui.

Equipa

Helena Espírito Santo, Ph.D. (Coordenadora)

Bruno Cordeiro, Ms. (Colaborador)

Publicações

O DI&D está associado a duas revistas do ISMT:

As publicações individuais dos investigadores podem ser consultadas nos seguintes sites:

Prémio e Apoios Financeiros à Investigação

Anualmente, o Órgão de Direcção do ISMT em articulação com o DI&D institui um prémio anual e apoia financeiramente a participação dos docentes em Congressos Internacionais e a publicação de artigos científicos.

  • Quanto ao prémio, o DI&D recebe as candidaturas até dia útil do mês de Fevereiro e comunica ao Conselho Científico na primeira reunião do mês de março, onde é nomeado um júri (grelhas nos suplementos). Os candidatos devem consultar o Regulamento do prémio ISMT para os detalhes sobre requisitos.
  • Em relação aos apoios, o DI&D aprecia as candidaturas individualmente, de acordo com o Regulamento de Apoio à participação/publicação. O parecer da coordenação do DI&D é enviado à Direção do ISMT que emite o parecer final. Os docentes candidatam-se, descarregando os formulários apropriados e enviando-os preenchidos para investig@ismt.pt

 

Formulários

 

Suplementos (Júris de avaliação)

Linhas de Investigação

A investigação do ISMT está incluída, atualmente, na linha Processos e Intervenção psicossocial em populações em risco das áreas das Ciências do comportamento e social. Esta linha abrange os seguintes projetos:

  1. Trajetórias do envelhecimento: desempenho cognitivo, estado emocional, padrões do comportamento e suas mudanças longitudinais em idosos institucionalizados. Este projeto inclui o subprojecto: O papel de um programa de reabilitação neuropsicológica grupal no funcionamento cognitivo e não-cognitivo de idosos sob resposta social (Coord. Helena Espírito Santo)
  2. Redes Sociais Pessoais de Idosos (Coord. Sónia Guadalupe)
  3. O papel dos processos emocionais protetores e de risco no funcionamento intra e interpessoal (Coord. Helena Espírito Santo)
  4. Investigação, formação e trabalho em Serviço Social em Portugal e no Brasil (Coord. Alcina Martins)

 

As publicações no formato de teses, artigos ou livros pode ser consultada no Repositório do ISMT.

Contactos

Endereço: Rua Augusta, 46, 3000-061 Coimbra, Portugal

Telefones: (+351) 239 483 055 / 239 482 659

E-mail: investig@ismt.pt