Helpdesk

Preciso de ajuda

O Helpdesk do ISMT presta apoio a estudantes, docentes e funcionários no acesso e utilização dos seguintes serviços digitais:

  • Email institucional (Webmail) Moodle
  • Rede sem fios Secure-ISMT
  • Suporte informático geral (equipamentos, salas, software, conectividade)

Primeiro acesso

Estudantes (email, Moodle e Wi-Fi)

Quando efetua a sua matrícula/inscrição no ISMT, recebe no seu email habitual uma mensagem com as credenciais iniciais de acesso:

Para estudantes:

  • Nome de utilizador (username): o seu número de aluno no ISMT
  • Palavra-passe: a palavra-passe provisória enviada no email inicial

IMPORTANTE: O acesso à rede Wi-Fi Secure-ISMT só fica ativo após alterar a palavra- passe inicial através do Webmail (procedimento abaixo).

Docentes e funcionários

Os docentes e funcionários recebem a sua conta de email institucional e a palavra-passe inicial através dos serviços administrativos/Serviços de Informática do ISMT.
Para docentes/funcionários:

  • Email: nomeapelido@ismt.pt
  • Username para Wi-Fi: a parte antes de “@ismt.pt” do email institucional
    • Exemplo: para docente@ismt.pt, o username é docente
  • Palavra-passe: a mesma palavra-passe usada no email institucional

Caso ainda não tenha recebido as credenciais ou não consiga aceder aos serviços, deverá contactar:

Para questões relacionadas com o Moodle na qualidade de docente (acesso às unidades curriculares, criação/visibilidade de disciplinas, inscrições de estudantes), deverá contactar:

Reposição palavra-chave para Moodle, e-mail e Wifi

Se não se recorda da sua palavra-passe ou não consegue aceder ao Moodle, Webmail ou à rede Secure-ISMT, deve enviar um email para:

com os seguintes dados:

  • Assunto: Pedido de reposição da senha de acesso Moodle
  • Nome completo 
  • N.º de aluno no ISMT
  • Curso em que está inscrito

O Helpdesk procederá à reposição da palavra-passe e enviará novas credenciais de acesso.

Reposição palavra-chave para E-SCA

Para reposição da palavra-passe de acesso ao E-SCA – E-Serviços para o Cidadão Estudante ou resolução de problemas de acesso, deve enviar um email para:

com os seguintes dados:

  • Assunto: Pedido de reposição da senha de acesso E-SCA
  • Nome completo
  • N.º de aluno no ISMT
  • Curso em que está inscrito

Como aceder ao Wifi no ISMT

Acesso à rede Wi-Fi Secure-ISMT – Estudantes

 

Para acesso ao serviço de rede sem fios do ISMT (Secure-ISMT), deverá autenticar-se usando:

  • Username: o seu número de aluno
  • Palavra-passe: a mesma palavra-passe que dá acesso ao Moodle

NB: Para ativar o acesso ao Wi-Fi do ISMT deve primeiro alterar a palavra-passe que lhe foi enviada inicialmente.

Guias de configuração de Wi-Fi

Para configurar a rede Secure-ISMT no seu computador portátil, smartphone ou tablet, siga as instruções apresentadas no dispositivo ao ligar-se à rede ou solicite apoio ao Gabinete de Informática.
Se necessitar de ajuda adicional, poderá:

  • Dirigir-se ao Gabinete de Informática do ISMT, durante o horário normal de funcionamento; ou
  • Contactar helpdesk-moodle@ismt.pt.

Acesso à rede Wi-Fi Secure-ISMT – Docentes / Funcionários

 

Para acesso ao serviço de rede sem fios do ISMT (Secure-ISMT), deverá autenticar-se usando:

  • Username: o username do seu endereço de email institucional
  • Palavra-passe: a mesma palavra-passe de acesso ao email institucional

Em caso de dúvidas ou problemas de ligação persistentes, deverá contactar:

helpdesk@ismt.pt

Acesso ao Webmail

  1. Entrar no endereço: https://webmail.ismt.pt
  2. Autenticar-se com:
    • Nome de utilizador:
      • Estudantes: número de aluno
      • Docentes/funcionários: username do email institucional
    • Palavra-passe: palavra-passe inicial (primeiro acesso) ou palavra-passe atual

Acesso ao Moodle

  1. Entrar no endereço: https://moodle.ismt.pt
  2. Autenticar-se com:
  • Nome de utilizador:
    • Estudantes: número de aluno
    • Docentes/funcionários: username do email institucional
  • Palavra-passe:a mesma usada no Webmail / Wi-Fi.

As unidades curriculares (módulos) associadas à sua inscrição só irão aparecer na página inicial do Moodle depois de se autoinscrever em cada uma delas. Para isso, deve primeiro procurar a unidade curricular no Moodle (por exemplo, em “Todos os cursos” ou usando a barra de pesquisa), abrir a página da disciplina e, em seguida, autoinscrever-se utilizando a chave de inscrição fornecida pelo docente. Após completar este passo, a unidade curricular passará a aparecer no seu painel inicial do Moodle.

Alteração da palavra-passe (Webmail / Wi-Fi / Moodle)

Para alterar a sua palavra-passe (estudantes e funcionários):

  1. Aceder a https://webmail.ismt.pt com o seu nome de utilizador e palavra-passe atual.
  2. Aceder a “Definições” e de seguida à opção “Palavra-passe”.
  3. Preencher os campos da seguinte forma:
    • Palavra-passe atual: a palavra-passe que está a utilizar
    • Nova palavra-passe: a nova palavra-passe que pretende definir
    • Confirmar palavra-passe: repetir a nova palavra-passe

A palavra-passe tem de conter cada um dos elementos seguintes:

  1. uma letra minúscula (a–z)
  2. uma letra maiúscula (A–Z)
  3. um número (0–9)
  4. um carácter especial (!#%&@{[]}+*.|) e ter, no mínimo, 10 caracteres.

A nova palavra-passe será utilizada para:

  • Email institucional (Webmail)
  • Moodle
  • Rede Wi-Fi Secure-ISMT

Caso não tenha recebido as credenciais iniciais

Se foi admitido/inscrito no ISMT e não recebeu o email com as credenciais iniciais:

  • Tenha em atenção que a geração das credenciais iniciais pode demorar alguns dias após a confirmação da sua inscrição.
  • Se uma semana após a inscrição ainda não tiver recebido as credenciais, siga os passos abaixo.
  1. Verifique a pasta de spam / correio não solicitado.
  2. Aceda ao E-SCA e confirme se o endereço de email associado ao seu registo de estudante está correto e atualizado.
  3. Se mesmo assim não encontrar a mensagem, envie um email para helpdesk-moodle@ismt.pt com:
    • Nome completo
    • Número de estudante
    • Curso em que está inscrito
    • Indicação de que não recebeu o email com as credenciais iniciais
    • (Opcional) Confirmação de que verificou o seu endereço de email no E-SCA e que está correto.

Contactos e horário de atendimento

Para apoio relativo aos serviços digitais do ISMT, poderá utilizar:

  • helpdesk-moodle@ismt.pt
    • Problemas de acesso ao Moodle (estudantes e docentes)
    • Reposição de palavra-passe de email e Wi-Fi (estudantes)
  • apoiodesca@ismt.pt
    • Reposição de palavra-passe e problemas de acesso ao E-SCA
  • helpdesk@ismt.pt
    • Suporte informático geral (equipamentos, salas, software, hardware, cobertura Wi- Fi, problemas com Zoom, etc.)

O atendimento presencial é efetuado no Gabinete de Informática do ISMT, durante o horário normal de funcionamento divulgado pelo Instituto.

Horário de atendimento:
– Dias úteis, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.