Gestão da Inovação e da Tecnologia

Objectivos de aprendizagem

A Unidade Curricular (UC) de Gestão da Inovação e Tecnologia tem como principais objetivos dotar os alunos com conhecimentos que permitam compreender a importância da Inovação para o contexto empresarial, em particular do benefício das Inovações Tecnológicas. Pretende-se realçar o papel da Inovação como ferramenta de Competitividade e de Criação de Valor para as empresas. Pelo que, se torna essencial dotar os alunos de conhecimentos e técnicas de desenvolvimento de um plano estratégico de Inovação. Por fim, tem-se como objetivo compreender os riscos, incertezas, e desafios atuais relacionados com os Processos de Inovação. 

Conteúdos programáticos

Conteúdos Programáticos:

1. Inovação e Tecnologia: Fundamentos gerais

1.1 Conceitos chave

1.2 Importância da Inovação

1.3 Desafios e Riscos

1.4 Criação de Valor

2. Inovação Tecnológica: Digital e IA

3. Inovação: Ferramenta de Competitividade

4. Processo de Inovação

4.1 Estratégia Empresarial de Inovação

4.2 Fontes de Inovação

4.3 Estratégias de Inovação

5. Desafios Atuais e Tendências Futuras da Inovação

5.1 Fatores Condicionantes da Inovação em Portugal

5.2 A Investigação Científica da Gestão da Inovação e Tecnologia

 

Bibliografia

 

Tidd, J., & Bessant, J. (2020). Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change (7ª ed.). John Wiley & Sons. ISBN 978-1-119-71330-2.

 

Tidd, J., Bessant, J., & Pavitt, K. (2003). Gestão da Inovação: Integração das mudanças tecnológicas, de mercado e organizacionais (C. Tavares, Trad.). Lisboa: Monitor.

 

Burgelman, R., Christensen, C., & Wheelwright, S. (2012). Gestão estratégica da tecnologia e da inovação: Conceitos e soluções (5. ed.). McGraw-Hill Brasil. ISBN 978-85-8055-090-0.

 

Freire, A. (2000). Inovação: Novos Produtos, Serviços e Negócios para Portugal. Verbo. ISBN 972-22-2016-0.

 

Dantas, J., & Moreira, A. (2011). O processo de inovação: Como potenciar a criatividade organizacional visando uma competitividade sustentável. LIDEL. ISBN 9789727577583.