Gestão da Inovação e da Tecnologia
Objectivos de aprendizagem
A Unidade Curricular (UC) de Gestão da Inovação e Tecnologia tem como principais objetivos dotar os alunos com conhecimentos que permitam compreender a importância da Inovação para o contexto empresarial, em particular do benefício das Inovações Tecnológicas. Pretende-se realçar o papel da Inovação como ferramenta de Competitividade e de Criação de Valor para as empresas. Pelo que, se torna essencial dotar os alunos de conhecimentos e técnicas de desenvolvimento de um plano estratégico de Inovação. Por fim, tem-se como objetivo compreender os riscos, incertezas, e desafios atuais relacionados com os Processos de Inovação.Conteúdos programáticos
|
Conteúdos Programáticos: 1. Inovação e Tecnologia: Fundamentos gerais 1.1 Conceitos chave 1.2 Importância da Inovação 1.3 Desafios e Riscos 1.4 Criação de Valor 2. Inovação Tecnológica: Digital e IA 3. Inovação: Ferramenta de Competitividade 4. Processo de Inovação 4.1 Estratégia Empresarial de Inovação 4.2 Fontes de Inovação 4.3 Estratégias de Inovação 5. Desafios Atuais e Tendências Futuras da Inovação 5.1 Fatores Condicionantes da Inovação em Portugal 5.2 A Investigação Científica da Gestão da Inovação e Tecnologia
|
Bibliografia
Tidd, J., & Bessant, J. (2020). Managing Innovation: Integrating Technological, Market and Organizational Change (7ª ed.). John Wiley & Sons. ISBN 978-1-119-71330-2.
Tidd, J., Bessant, J., & Pavitt, K. (2003). Gestão da Inovação: Integração das mudanças tecnológicas, de mercado e organizacionais (C. Tavares, Trad.). Lisboa: Monitor.
Burgelman, R., Christensen, C., & Wheelwright, S. (2012). Gestão estratégica da tecnologia e da inovação: Conceitos e soluções (5. ed.). McGraw-Hill Brasil. ISBN 978-85-8055-090-0.
Freire, A. (2000). Inovação: Novos Produtos, Serviços e Negócios para Portugal. Verbo. ISBN 972-22-2016-0.
Dantas, J., & Moreira, A. (2011). O processo de inovação: Como potenciar a criatividade organizacional visando uma competitividade sustentável. LIDEL. ISBN 9789727577583.