Investimento
Design de Comunicação
Licenciatura
Duração: 6 Semestres
Coordenação Científica: Profª. Doutora Maria Luísa Abreu da Costa
Contacto coordenação: luisacosta@ismt.pt
Descrição
A Licenciatura em Design de Comunicação permite aos estudantes adquirir competências técnicas e conhecimentos teóricos para desenvolverem trabalhos criativos e soluções inovadoras no âmbito da comunicação visual.
Durante o curso, os estudantes aprenderão a realizar trabalhos tanto no campo de ação do design analógico como do digital. No último semestre, o estágio permitirá aos estudantes ter uma experiência próxima da realidade profissional ou aprofundar uma temática do seu interesse, por via da realização de um projeto ou de uma investigação teórica.
No âmbito dos trabalhos analógicos, habitualmente referidos como design gráfico, os estudantes aprenderão a criar marcas e identidades visuais, cartazes, folhetos, revistas e jornais. Na área do design digital, aprenderão a desenvolver design para interfaces (sites e apps), bem como a criar animações 2D, 3D e produção de vídeo.
Com esta formação abrangente, os diplomados estarão preparados para conceber e realizar todo o tipo de design de comunicação visual e para se destacarem como profissionais diferenciados e versáteis.
Enquanto profissionais liberais, poderão desenvolver trabalhos para uma grande variedade de clientes, como empresas, instituições governamentais e entidades culturais.
Plano de Estudos
Unidades Curriculares | ECTS |
Design de Comunicação I | 7 |
Tecnologias do Design I | 5 |
História e Teoria do Design I | 5 |
Desenho I | 5 |
Teorias da Comunicação | 4 |
Modelos e Técnicas de Criação | 4 |
Unidades Curriculares | ECTS |
Análise da Imagem | 4 |
Design de Comunicação II | 7 |
História e Teoria do Design II | 5 |
Desenho II | 6 |
Semiótica da Comunicação | 3 |
Tecnologias do Design II | 5 |
Unidades Curriculares | ECTS |
Design de Comunicação III | 8 |
Produção de Vídeo | 4 |
Teorias da Publicidade | 4 |
Infografia | 5 |
Sociologia da Comunicação | 4 |
Opção I | 5 |
Unidades Curriculares | ECTS |
Projeto I | 11 |
Introdução à Estética | 3 |
Design de Interação e Interfaces I | 5 |
Animação 2D | 6 |
Opção II | 5 |
Unidades Curriculares | ECTS |
Projeto II | 11 |
Empreendedorismo e Inovação | 5 |
Design de Interação e Interfaces II | 6 |
Opção III | 5 |
Plano de Estudos
Unidades Curriculares Optativas I e III | ECTS |
Métodos Estatísticos | 5 |
Fotografia Digital | 5 |
Sensação, Percepção e Atenção | 5 |
Cultura Visual e Digital | 5 |
Plano de Estudos
Unidades Curriculares Optativas II | ECTS |
Realização Audiovisual | 5 |
Tratamento de Imagem Digital | 5 |
Oportunidades de Emprego
Gabinetes de comunicação de empresas, instituições culturais e governamentais;
Agências de Publicidade;
Estúdios de produção e media;
Departamentos de Design de Comunicação e Imagem;
Empresas de Consultoria em Design de Comunicação e Imagem;
Departamentos de Comunicação de Marketing.
Condições de acesso
Nota de Candidatura:
Classificação final do Ensino Secundário – 50%;
Classificação da Prova de Ingresso – 50%.
Elenco das provas de ingresso (exames nacionais):
03 Desenho
12 História da Cultura e das Artes
18 Português
Deste elenco, basta uma prova.
Financiamento
O Santander Universidades é o nosso parceiro nesta área e podes obter mais informações sobre produtos de financiamento para Universitários aqui:
www.santandertotta.pt/pt_PT/Particulares/Universitarios.html
Crédito #U – Crédito Formação
www.santandertotta.pt/pt_PT/Particulares/A-Sua-Medida/Formacao?type=formacao-creditos
Acreditações
Despacho n.º 13125/2023 [pdf]
Acreditação: https://www.a3es.pt/pt/resultados-acreditacao/design-de-comunicacao-22
Número do registo da alteração: R/A-Ef 982/2011/AL03