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2022-10-26

Foi entregue no dia 26 de outubro o Prémio de Investigação ISMT referente ao ano de 2021. O galardão foi atribuído aos investigadores Marina Cunha, Ana Galhardo, Paul Gilbert, Cátia Rodrigues e Marcela Matos, pelo trabalho “The flows of compassion in adolescents as measured by the compassionate engagement and action scales”.

Foi entregue no dia 26 de outubro o Prémio de Investigação ISMT referente ao ano de 2021. O galardão foi atribuído aos investigadores Marina Cunha, Ana Galhardo, Paul Gilbert, Cátia Rodrigues e Marcela Matos, pelo trabalho “The flows of compassion in adolescents as measured by the compassionate engagement and action scales”.

O Júri do Prémio de Investigação do Instituto Superior Miguel Torga 2021, foi constituído pelas Professoras Doutoras Fátima Regina Ney Matos, Maria Madalena Gomes Vilas Boas, Nádia Gabriela Jorge Fonseca, do ISMT, da Senhora Professora Doutora Ana Paula Monteiro Amaral da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra e da Senhora Professora Doutora Catarina Pires da Rosa do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

Na sessão estiveram presentes, o Presidente da Comissão de Gestão do Instituto Superior Miguel Torga o Professor Luís Marinho e a Professora Doutora Dulce Simões e um elemento do Departamento de Investigação & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga Professora Doutora Helena Espírito Santo

Este estudo examinou a estrutura fatorial e as propriedades psicométricas da adaptação para adolescentes das Escalas Compassionate Engagement and Action (CEAS-A) numa amostra de 674 adolescentes portugueses. As análises fatoriais confirmatórias mostraram que a estrutura fatorial do CEAS-A foi semelhante à encontrada na versão para adultos, com modelos fatoriais de ordem superior englobando dois fatores de primeira/s ordem em cada escala (Engajamento e Ações). O CEAS-A revelou boa validade de construto, confiabilidade e estabilidade temporal. Diferenças de gênero foram encontradas nas escalas Autocompaixão e Compaixão por Outros. Os resultados da análise de caminhos indicaram que a autocrítica teve um impacto negativo direto na satisfação com a vida dos adolescentes, enquanto o impacto da autoconfiança na satisfação com a vida foi parcialmente mediado pela autocompaixão e compaixão dos outros. O CEAS-A é o primeiro instrumento de autorrelato que permite avaliar os três diferentes fluxos de compaixão em adolescentes e pode ser uma ferramenta importante e útil para pesquisa e prática clínica.