Mensagem de boas vindas
O Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) é um dos mais antigos estabelecimentos de ensino superior universitário privado português, com mais de oito décadas de existência (tendo iniciado a sua atividade em 1937), fazendo parte da rede nacional de ensino superior português, e reconhecido de utilidade pública.
Tem como missão a criação, a transmissão e a difusão da cultura e da ciência, e, ainda, fomentar a criação das condições para a realização da investigação, sempre numa perspetiva de desenvolvimento e enriquecimento do indivíduo e da comunidade.
O ISMT está enquadrado no âmbito do ensino superior particular e cooperativo e é ainda uma entidade formadora acreditada.
Temos uma oferta formativa abrangente e atrativa (licenciaturas, pós-graduações, mestrados, cursos de especialização, etc.) que possibilita aos nossos alunos o contacto com a realidade laboral, quer através de múltiplas parcerias, quer no âmbito da realização de estágios.
A nossa oferta formativa abarca já vários graus e áreas do saber, tais como, Audiovisuais e Comunicação, Ciências Empresariais, Ciências Sociais e do Comportamento e Informática:
Cursos de 1.º ciclo (licenciaturas):
Design de Comunicação
Jornalismo
Multimédia
Comunicação Empresarial
Gestão
Gestão de Recursos Humanos
Empreendedorismo
Psicologia
Serviço Social
Informática (2 áreas de especialização)
Cursos de 2.º ciclo (mestrados):
Psicologia Clínica (3 áreas de especialização)
Serviço Social
Quem somos?
Temos apostado na qualificação do nosso corpo docente, e, também, na formação dos nossos funcionários não docentes, permitindo assim a constituição de um corpo de docentes e funcionários criativo, crítico e inovador.
Como somos?
Exigentes na construção do presente e impacientes pelo futuro.
Porque somos?
Porque queremos contribuir para a criação de uma massa crítica consistente, e porque desejamos consubstanciar um projeto de ensino inovador e adaptado às exigências do mercado de trabalho.
E porque o novo milénio se baseia na qualidade, esta é a nossa grande aposta, certos de que o ISMT é o lugar onde o futuro já começou!
Missão
Para cumprir a sua missão, o Instituto desenvolve:
Formação a nível graduado e pós-graduado – cursos de licenciatura, pós-graduação e mestrado;
Formação de curta duração – em áreas diversas e numa perspetiva de atualização de conhecimentos;
Investigação e Desenvolvimento.
O Instituto publica duas revistas científicas:
A Revista “Interações – Sociedade e as Novas Modernidades” – revista fundada em 2001, com periodicidade bianual e indexada no catálogo Latindex;
A “Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social”, revista on-line, multidisciplinar e publicada semestralmente;
No âmbito do seu Departamento de Investigação & Desenvolvimento, desenvolve um conjunto de projetos de investigação;
De salientar também a ligação do ISMT ao CEPESE (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, que é uma instituição consagrada à investigação científica, de vocação inter-universitária), enquanto sócio colectivo.
Internacionalização – através do seu Gabinete de Relações Internacionais promovemos a internacionalização do ISMT:
Através de relações de cooperação, intercâmbio e mobilidade com instituições académicas e outras internacionais, com enfoque na Europa e nos países de língua portuguesa;
Oferecemos anualmente várias oportunidades, para estudar e estagiar, na Europa (Programa Erasmus+) e noutras partes do mundo (através de vários parceiros);
O ISMT, com mais de 80 anos de história, tem como ambição consolidar a sua posição como instituição de referência de Ensino Superior, complementando a tradição com a inovação e o dinamismo.
Projecto Educativo
Como principais objetivos, e de acordo com os seus Estatutos, o ISMT destina-se a ministrar o ensino e promover a investigação, constituindo-se como um centro de criação, transmissão e difusão da cultura, da ciência e tem como fins a formação humana, cultural, social e técnica, a realização da investigação, a prestação de serviços à comunidade numa perspetiva de valorização recíproca, o intercâmbio científico, técnico e cultural com instituições congéneres locais, nacionais e estrangeiras, a contribuição, no seu âmbito de atividades, para a cooperação internacional e para a aproximação entre os povos, com especial destaque para os países de língua oficial portuguesa e os países europeus.
Tendo em conta a natureza do ISMT e os seus objetivos, o Projeto educativo, científico e cultural do ISMT desenvolve-se em torno de alguns eixos prioritários, encontrando-se intimamente ligado (e articulado) com o Plano Estratégico da instituição, e estando envolvidos neste processo todos os Órgãos/Departamentos/Serviços do ISMT.
Um primeiro eixo centra-se no ensino e investigação, como elemento fundamental da atividade de ensino universitário, orientando-se para a oferta de formações científicas sólidas, conjugada com a componente de investigação.
Neste contexto, de salientar a estratégia de diversificação das áreas formativas, com o desenvolvimento de novas áreas do saber, nomeadamente nas áreas das novas tecnologias e das ciências empresariais.
Por outro lado, uma atenção especial à área da investigação e produção científica, com a criação de um Departamento de Investigação & Desenvolvimento, a publicação de duas revistas científicas e a política de incentivo à investigação e ao aumento da produção científica.
É ainda de salientar a ligação do ISMT ao CEPESE (centro de investigação acreditado pela FCT), como sócio coletivo, e também a criação, em 2014, do prémio anual de Investigação do Instituto Superior Miguel Torga.
Outro eixo muito importante do Projeto Educativo, Científico e Cultural do ISMT diz respeito à ligação do ensino/investigação à prestação de serviços à comunidade.
Para isso criámos vários gabinetes de apoio psicológico, abertos à comunidade;
Estabelecemos um elevado número de Protocolos de Cooperação com instituições muito diversas, nomeadamente no âmbito da realização de projetos em parceria e de estágios, que demonstra a criação de uma vasta rede de cooperação nacional e internacional.
A existência de um ensino de qualidade associado à investigação e produção científica e à prestação de serviços à comunidade só é concretizável mediante uma aposta na formação e qualificação dos RH, sendo este outro dos eixos definidos no Projeto Educativo, Científico e Cultural do ISMT, contando o estabelecimento de ensino, atualmente, com um corpo docente próprio, adequado em número, qualificado e especializado, e constituído na sua maioria por docentes com o grau de doutor.
Para assegurarmos a qualidade do ensino ministrado, desenvolvemos e implementámos mecanismos de autoavaliação, conjugados com a implementação de um sistema de avaliação da Qualidade, tendo sido criado um Departamento da Qualidade e Inovação.
Finalmente, e para completar a referência aos principais eixos orientadores do Projeto Educativo, Científico e Cultural do ISMT, importa fazer menção à estratégia de internacionalização, desempenhando neste ponto um papel importante o Gabinete de Relações Internacionais.