Biblioteca

Biblioteca Carlos Amaral Dias

Breve Historial

Os primeiros exemplares adquiridos com vista à formação da Biblioteca foram registados no ano de 1945. Com o passar do tempo, o serviço de biblioteca ganhou direito a um espaço próprio, com todas as condições necessárias para um cada vez melhor desempenho.

Em 1984, iniciou-se o processo de informatização. Assim sendo, a Biblioteca do ISMT apresenta um catálogo informático, diretamente disponibilizado ao utilizador, com cerca de 24.400 registos de documentos. Ainda em termos de acompanhamento das novas tecnologias aplicadas à área da biblioteconomia, dispõe da versão mais atualizada do programa PORBASE 5.

Fundo Documental

É constituído essencialmente por bibliografia em língua portuguesa, espanhola, francesa e inglesa, alcançando já quase 17.300 exemplares monográficos e apresenta 12 publicações em série ativas.

Principais Domínios Temáticos

Antropologia, Ciências Políticas, Comunicação, Contabilidade, Criminologia, Direito, Educação, Economia, Estatística, Gestão, História, Informática, Jornalismo, Multimédia, Políticas Sociais, Psicologia, Psiquiatria, Recursos Humanos, Saúde, Serviço Social e Sociologia.

Serviços Disponíveis

Leitura de presença, empréstimo domiciliário, empréstimo interbibliotecas, pesquisa bibliográfica e difusão seletiva da informação.

Normas de transição sobre o funcionamento (COVID-19)

  • Taxa de ocupação da biblioteca: 17 lugares
  • Os utilizadores devem desinfetar as mãos à entrada da biblioteca.
  • Os utilizadores devem entrar e permanecer de máscara, enquanto estão dentro das instalações da biblioteca.
  • Os utilizadores deverão ocupar apenas o espaço na mesa que lhes é facultado para permanecer e não mover as cadeiras do lugar.
  • É interdito mexer nos livros. Os utilizadores devem solicitá-los aos bibliotecários (para a não contaminação da documentação que não seja estritamente necessária consultar).
  • Todos os exemplares utilizados em leitura presencial e/ou em empréstimo domiciliário requerem quarentena (4 dias).
  • Os utilizadores deverão deixar na mesa os documentos que estiveram a consultar para serem colocados em quarentena, pelos bibliotecários.
  • Não é permitido aos utilizadores fecharem as portas das salas, e, as janelas devem, sempre que possível, permanecer abertas.
  • Não é permitido aos utilizadores circular pelo espaço da biblioteca, a não ser para uso do WC, uso do computador de pesquisa ou para pedir apoio bibliográfico aos técnicos.
  • Em função de elevada procura para estudo no espaço da biblioteca, estabeleceu-se um período de 2h de ocupação dos lugares para cada utilizador, com marcação prévia.
  • A Biblioteca cumpre as normas de higiene após a utilização dos espaços e dos equipamentos.

Horário

Segunda a Sexta-Feira das 09h00 – 17h30

Morada

Rua Bernardo Albuquerque nº 6, 1º
3000-070 Coimbra

Telefone: 239 481 059
Telemóvel: 965217016
Email: biblioteca_ismt@ismt.pt

Coordenador: Prof. Doutor Vasco Alves Sousa Almeida (vascoalmeida@ismt.pt)

Equipa Técnica: Dr. Afonso Madeira (afonsomadeira@ismt.pt) e Dra. Ana Cristina Abreu (anacristina@ismt.pt)

Pedido de Informações
808 20 80 30
Candidatura online